Cidades do Oeste estão entre as que mais encolheram em SC

0
1390

Seis em cada 10 cidades catarinenses que registraram queda no número de habitantes neste ano estão no Oeste do Estado.

Os dados fazem parte da estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira.

Apesar de 99 municípios terem perdido moradores com relação ao ano passado, a população do Estado cresceu 1,31% (chegando a 7 milhões), acima da média brasileira (0,77%). Para especialistas, a queda em um terço das cidades catarinenses é explicada pelo contexto econômico e falta de oportunidades em locais menores.

O município de Piratuba, no Oeste, teve a maior queda do Estado: perdeu 2,54% da população em apenas um ano. Ou seja, 107 pessoas deixaram a cidade, que agora soma 4.102 habitantes.

O doutor em Desenvolvimento Regional e professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Rogis Juarez Bernardi, explica que os municípios que estão entre os que mais perderam habitantes estão fora do principal eixo de desenvolvimento da região, que é a BR-282. Além disso, a maioria tem pouca oferta de emprego e educação superior, o que motiva a saída dos mais novos.

A cidade menos populosa de Santa Catarina também está no Oeste, Santiago do Sul, com 1.317 moradores. Bernardy disse que, no atual ritmo, futuramente poderá haver reintegração territorial de municípios para manter custos de prefeitura e vereadores.

Na outra ponta, Araquari teve maior crescimento (4,14%) populacional do Estado. Segundo a estimativa, a cidade do Norte ganhou mais 1,4 mil moradores neste ano, alcançando 35.268 habitantes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here