30,2% dos candidatos do Enem faltam no primeiro dia de prova

0
556
Foto: Divulgação

A diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Santos, afirmou neste domingo (5) que os dados preliminares apontam que 30,2% dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 não compareceram ao primeiro dia de provas. Segundo ela, esse percentual ficou dentro da média dos últimos anos.

Pela primeira vez, o Enem passou a ser realizado em dois finais de semana. Neste domingo, os alunos fizeram provas de ciências humanas e linguagens, além da redação, que teve como tema os desafios da educação de surdos no Brasil.

Dos 6.731.344 inscritos, 2.033.590 se ausentaram nesse primeiro dia. Eunice Santos ponderou, no entanto, que esse número poderá sofrer mudanças já que os dados ainda estão sendo copilados.

Segundo o Inep, 273 participantes foram eliminados no primeiro dia do Enem. Desses, 264 foram desclassificados por descumprimento de regras gerais do edital e 9, por terem algum equipamento identificado pelo detector de metais. Na edição do Enem do ano passado, houve 3.942 eliminações no primeiro dia de prova.

Entre os candidatos eliminados em 2017 está um que foi encontrado com um fone de ouvido. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, inicialmente, se pensou que o fone fosse um transmissor, mas depois a polícia afirmou que não era o caso. O ministro, no entanto, não quis informar em qual estado ocorreu o fato “por uma questão de segurança”.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie por Whatsapp, no número (49) 9-9993-0092

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here