Começa campanha de vacinação contra a gripe

0
782
Foto: Divulgação

Tem inicio nesta segunda-feira, 23 de abril, e se estende até 01 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

A meta é vacinar 90% das pessoas que integram os chamados grupos de risco, definidos pelo Ministério da Saúde.

Em Curitibanos a expectativa é vacinar cerca de 12 mil pessoas. Podem receber a vacina gratuitamente: Crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas(mães que deram à luz há menos de 45 dias), Idosos; Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e Imunodeficientes.

Neste ano a Secretaria de Saúde de Curitibanos estará realizando a vacina na antiga farmácia, localizada em frente ao Parque do Capão, junto ao Prédio da Unidade Central de Saúde.

O Dia D da Campanha, quando a imunização também irá acontecer nos postos de saúde dos bairros, será no dia 12 de maio. Neste dia as unidades estarão vacinando durante todo o dia.

A vacina não tem contra indicação. A única orientação é para as pessoas que estejam com febre, gripe ou resfriados que aguardem esse quadro estabilizar para serem imunizados.

No ano passado, Santa Catarina registrou 288 casos de influenza, sendo 226 pelo vírus H3N2, um pelo H1N1e e 58 pelo vírus influenza B. Também foram registrados 38 mortes pela doença.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here