Alesc renova 55% das cadeiras no legislativo estadual

0
127
Foto: Betina Humeres/Diário Catarinense

Eram 296 homens e 139 mulheres disputando as 40 vagas que compõem a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Foram 3,6 milhões de votos válidos que resultaram na reeleição de 18 deputados estaduais e na eleição de outros 18 nomes que nunca estiveram na Assembleia, nem como suplentes, como é o caso de outros três eleitos.

A única exceção é Julio Garcia (PSD), que já foi deputado por quatro legislaturas e neste ano conseguiu a eleição após um hiato de nove anos. Os 22 eleitos representam a maior renovação no Legislativo catarinense desde 2002: 55%. Na avaliação da própria Alesc, parte dessa mudança se dá por conta de que 11 dos atuais deputados optaram por não participar das eleições deste ano.

A partir do ano que vem, quando ocorre a posse dos eleitos, a casa será composta por 12 partidos, a maior quantidade de legendas da história do parlamento estadual, conforme levantamento da assessoria. A maior bancada será a do MDB, com nove cadeiras. Já o PSL, que elege deputados no Estado pela primeira vez, ganha destaque e fica com a segunda maior representação: seis cadeiras.

Os eleitos:

 Blumenau - SC - Brasil - 06102016 - Ricardo Alba vereador eleito em Blumenau.
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Ricardo Alba (PSL) – 62.762 votos
33 anos | Blumenau
 – Vereador em Blumenau eleito em 2016. Bacharel em Direito, foi eleito para o primeiro mandato na Alesc como o deputado mais votado do Estado.

 Chapecó, Sc, Brasil, 30/08/2016. ELEIÇÕES.Candidata a prefeita de Chapecó pelo Partido do PT - pela coligação Chapecó pode mais - Luciane Carminatti.

Foto: Divulgação

Luciane Carminatti (PT) – 61.271 votos
48 anos | Chapecó – Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc. Reeleita, vai para a terceira legislatura.

 De volta à política partidária com a filiação ao PSD, o ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Julio Garcia é o entrevistado no Cabeça de Político desta semana (FOTO: TIAGO GHIZONI/DIÁRIO CATARINENSE - FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA, BRASIL - 04/04/2018)

Foto: Tiago Ghizoni / Diário Catarinense

Julio Garcia (PSD) – 57.772 votos
68 anos | Florianópolis – Eleito após um hiato de nove anos. Já foi deputado estadual por quatro legislaturas e conselheiro do Tribunal de Contas (TCE) entre 2009 e 2017, quando se aposentou.

 Colombo apresenta nova edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2) aos prefeitos da região do Médio Vale do Itajaí.Na foto: Ismael dos Santos

Foto: Lucas Correia / Agência RBS

Ismael (PSD) – 54.165 votos
53 anos | Blumenau – Doutor em literatura, também é presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Alesc. Reeleito para a terceira legislatura. Já foi vereador por três mandatos em Blumenau.

 BOMBINHAS,SC,BRASIL, 06/08/2014: Ana Paula da Silva, prefeita de Bombinhas em coletiva para a imprensa sobre a Taxa de Preservação Ambiental-TAP que será cobrada aos turistas que visitarem a cidade.

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

Paulinha (PDT) – 51.739 votos
43 anos | Bombinhas – Ex-prefeita de Bombinhas. Eleita para o primeiro mandato na Alesc.

Valdir Cobalchini, deputado estadual

Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Cobalchini (MDB) – 49.355 votos
55 anos | São Lourenço do Oeste – Ex-secretário de Estado da Infraestrutura e atual presidente Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc. Reeleito para o terceiro mandato.

 Foto de perfil da página do Facebook de Felipe Estevão (PSL)

Foto: Facebook / Arquivo Pessoal

Felipe Estevão (PSL) – 47.390 29 anos | Laguna Pastor da igreja União em Cristo em Laguna. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

Sérgio Motta, candidato a deputado estadual

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

Sergio Motta (PRB) – 45.181 votos 50 anos | Florianópolis Bispo da Igreja Universal. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

 Foto de perfil da página do Facebook de Coronel Mocellin (PSL)

Foto: Facebook / Arquivo Pessoal

Coronel Mocellin (PSL) – 45.086 votos 55 anos | Itajaí Oficial da reserva e ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

 JOINVILLE, SC, BRASIL (03-10-2016) - Fernando Krelling, vereador eleito em Joinville. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)

Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Fernando Krelling (MDB) – 44.356 votos 36 anos | Joinville Vereador mais votado de Joinville. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

Mauro de Nadal, articulista

Foto: arquivo pessoal / arquivo pessoal

De Nadal (MDB) – 42.507 votos 46 anos | Cunha Porã Presidente da Comissão de Ética da Alesc. Reeleito para o terceiro mandato.

O presidente da Assembleia e do PSD catarinense, Gelson Merisio, apresenta Rose Bartucheski (D) como nova presidente do PSD Mulher. Marlene Fengler (E), acompanha o anúncio.

Foto: DIVULGAÇÃO / Assembleia Legislativa/Divulgação

Marlene Fengler (PSD) – 41.684 votos 50 anos | Florianópolis Ex-chefe de gabinete de Gelson Merisio. Eleita para o primeiro mandato na Alesc.

 Foto de perfil da página do Facebook de Volnei Weber (MDB)

Foto: Facebook / Arquivo Pessoal

Volnei Weber (MDB) – 41.353 votos 52 anos | São Ludgero  Ex-prefeito de São Ludgero. Renunciou ao cargo para concorrer a deputado estadual. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

 FLORIANÓPOLIS, SC, BRASIL, 04/07/2017: Coletiva sobre a unificação do atendimento da Samu e Bombeiros. Na foto: Vicente Caropreso, secretário da Saúde SC.(Foto: CRISTIANO ESTRELA / DIÁRIO CATARINENSE)

Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

Dr. Vicente Caropreso (PSDB) – 40.132 votos 62 anos | Blumenau Já foi vereador em Jaraguá do Sul e também foi o 1º deputado federal eleito pelo PSDB em SC. Reeleito para o segundo mandato na Alesc. É ex-secretário do Estado da Saúde.

kennedy nunes, deputado estadual, psd, assembleia legislativa

Foto: Carlos Kilian / Agência AL

Kennedy Nunes (PSD) – 39.352 votos 48 anos | Joinville Foi eleito vereador em Joinville quando tinha apenas 18 anos, conseguiu a reeleição. Ex-secretário municipal de Desenvolvimento Comunitário de Joinville. Na Alesc, foi reeleito e cumprirá o quarto mandato.

 Deputado estadual José Milton Scheffer (PP)

Foto: Divulgação / Divulgação

Zé Milton (PP) – 39.196 votos 58 anos | Sombrio Foi prefeito de Sombrio em 2004. É deputado estadual em SC desde 2010 e agora, reeleito, cumprirá o terceiro mandato.

Jerry Aldo, Alesc

Foto: Divulgação / Divulgação

Jerry do Aldo (MDB) – 39.131 votos 43 anos | Ibirama Ex-chefe de gabinete de Aldo Schneider, falecido em agosto. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

deputado estadual, neodi saretta, pt

Foto: Miriam Zomer / Alesc

Neodi Saretta (PT) – 39.036 54 anos | Concórdia Prefeito de Concórdia duas vezes. Deputado pela primeira vez em 1994, quando cumpriu dois mandatos. Voltou para a Ales em 2010, onde permanece até hoje, indo para o terceiro mandato seguido.

Jair Miotto, candidato a deputado estadual

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

Jair Miotto (PSC) – 38.554 votos 48 anos | Florianópolis Ex-vereador em Florianópolis apoiado pelo deputado Narcizo Parisotto. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

 Blumenau-SC-Brasil-14-02-2013, reunião da AMMVI em sua sede em Blumenau, prefeito de Timbó presidente da AMMVI Laércio Schuster.

Foto: Artur Moser / Agencia RBS

Laércio Schuster (PSB) – 36.923 votos 43 anos | Timbó Formando em Direito, foi prefeito de Timbó, no Vale do Itajaí, em 2008 e reeleito em 2012. Foi eleito para o primeiro mandato na Alesc.

 Blumenau-sc-Brasil-29/09/2015 Autoridades debatem sobre a prevenção de fenômenos climáticos em Santa Catarina. secretário de Defesa Civil, Milton Hobus.

Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

Milton Hobus (PSD) – 36.821 votos 60 anos | Rio do Sul Ex-prefeito de Rio do sul, eleito em 2004 e reeleito em 2008. Reeleito na Alesc, assumirá o segundo mandato no legislativo estadual de SC. Também é ex-secretário de Estado da Defesa Civil.

Inauguração Via RápidaCriciúma - SC - 20/12/2017 - Governo de Santa Catarina, inaugura a Via Rá¡pida, principal ligação de Criciúma e regiao com a BR 101. Na foto Deputado Estadual Luiz Fernando Vampiro.Local: CriciúmaIndexador: Guilherme Hahn/EspecialFotógrafo: Fotojornalista

Foto: Guilherme Hahn / Especial

Vampiro – Luiz Fernando (MDB) – 36.747 votos 44 anos | Criciúma Ex-secretário do Estado de Infraestrutura. Também já foi vereador por Criciúma em 2008. Eleito suplente de deputado estadual em 2014 e, em 2018, foi eleito deputado na Alesc.

 Deputado Estadual Marcos Vieira (PSDB) participou do programa Cabeça de Político com Upiara Boschi. Político comentou o cenário político atua e quais suas convicções sobre as próximas eleições (FOTO: TIAGO GHIZONI/DIÁRIO CATARINENSE - FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA, BRASIL - 19/04/2018)

Foto: Tiago Ghizoni / Diário Catarinense

Marcos Vieira (PSDB) – 35.423 votos 65 anos | Florianópolis Advogado, foi eleito deputado estadual em 2010 e reeleito na eleição seguinte. Agora, em 2018, reeleito novamente, vai para o terceiro mandato. Também é presidente da Comissão de Finanças da Alesc.

deputado padre pedro baldissera (PT), presidente da Coordenador da Frente dos Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Foto: arquivo pessoal / divulgação

Padre Pedro (PT) – 35.184 votos 61 anos | Guaraciaba Em 1996 foi prefeito de Guaraciaba, conseguiu a reeleição. Eleito deputado estadual em 2003. Conseguiu a reeleição nos mandatos seguintes e é novamente reeleito em 2018, indo para o quinto mandato consecutivo.

 JOINVILLE,SC,BRASIL,08-10-2018.Sargento Lima,partido PSL,Deputado Estadual.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)

Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Sargento Lima (PSL) – 35.053 votos 46 anos | Joinville Policial militar em Joinville. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

Ex-aluna de mestrado de história da Udesc, Ana Caroline Campagnolo, processa professora por perseguição ideológica

Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Ana Caroline Campagnolo (PSL) – 34.825 votos 27 anos | Chapecó Professora de História. Eleita para o primeiro mandato na Alesc.

 SÃO FRANCISCO DO SUL,13-10-2016.Ministro da agricutura,inaugura silos da Terlogs,no porto de São Francisco do Sul.Moacir Sopelsa,secretário de estado da agricultura e da pesca..(Foto:Salmo Duarte/Agência RBS,Geral)

Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Moacir Sopelsa (MDB) – 34.722 votos 72 anos | Concórdia Foi prefeito de Concórdia de 1993 a 1996. Fez carreira na Alesc, conseguindo se reeleger seis vezes desde 1998. Também atuou como secretário do Estado da Agricultura e Pesca.

Ada Faraco De Luca, presidente, PMDB Mulher, SC

Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Ada Faraco de Luca (MDB) – 34.501 votos 65 anos | Florianópolis Ex-secretária de Estado da Justiça e Cidadania. Foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2006 e conseguiu a reeleição nos pleitos seguintes. Em 2019, vai iniciar o quarto mandato.

Nazareno Martins, candidato a deputado estadual

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

Nazareno Martins (PSB) – 34.395 votos 68 anos | Palhoça Pai do prefeito Camilo Martins, de Palhoça. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

Deputado Romildo Titon reassume presidência da Assembleia, depois de ser afastado por causa da operação fundo do poço

Foto: Solon Soares / Assembleia Legislativa/Divulgação

Titon (MDB) – 34.350 votos 64 anos | Campos Novos Já foi vereador em Campos Novos por dois mandatos e também se elegeu prefeito no município. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994 e agora, no pleito de 2018, conseguiu a sétima reeleição seguida.

Bruno Souza,vereador e presidente do Instituto de Formação de Líderes.

Foto: arquivo pessoal / divulgação

Bruno Souza (PSB) – 32.512 votos 34 anos | Florianópolis Vereador em Florianópolis ligado a grupos liberais. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

Jessé Lopes, candidato a deputado estadual

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

Jessé Lopes (PSL) – 31.595 votos 36 anos | Criciúma Dentista e presidente do PSL de Criciúma. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

 Sessão Ordinária - Deputado João Amin (PP) - Foto: Solon Soares

Foto: Solon Soares / agencia alesc

João Amin (PP) – 31.396 votos 38 anos | Florianópolis Filho de Esperidião e Ângela Amin. Reeleito para deputado estadual, vai cumprir o segundo mandato. É presidente da Comissão de Transportes da Alesc.

Altair Silva, candidato a deputado estadual

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

Altair Silva (PP) – 30.497 votos 52 anos | Chapecó Suplente de deputado estadual em 2010 e 2014, que chegou a assumir como deputado. Conquistou o mandato titular na Alesc pela primeira vez.

 Lages, SC, Brasil, 01/09/2016. POLÍTICA.Marcius Machado, candidato a prefeito de Lages pelo PR.

Foto: Nilton Wolff / O Goleador

Marcius Machado (PR) – 30.277 votos 39 anos | Lages Ex-vereador em Lages e candidato a prefeito em 2016. Eleito para o primeiro mandato na Alesc.

Nilso Berlanda, presidente da Berlanda

Foto: Divulgação / Divulgação

Berlanda (PR) – 28.975 votos 56 anos | Curitibanos  Empresário, foi eleito suplente de deputado estadual em 2010 e em 2014. Assumiu o cargo em 2017 e ficou até o começo deste ano. Nas eleições de 2018 conseguiu ser eleito deputado titular pela primeira vez.

Rodrigo Minotto (PDT), deputado estadual

Foto: Divulgação / Divulgação

Rodrigo Minotto (PDT) – 26.623 votos 45 anos | Criciúma Foi eleito suplente de deputado estadual em SC em 2010 e, na eleição seguinte, em 2014 conseguiu ser eleito titular. Em 2018 conquistou a primeira reeleição. É também presidente da Comissão de Relacionamento Institucional da Alesc.

 O deputado Maurício Eskudlark (PSDB) assume cadeira no Legislativo catarinense na sessão extraordinária na tarde desta quarta-feira na vaga deixada pelo deputado Cesar Souza Júnior (DEM), que se licenciou para assumir a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.Indexador:

Foto: Alan Pedro / Agencia RBS

Mauricio Eskudlark (PR) – 26.333 votos 60 anos | São Miguel do Oeste Atuou como delegado-geral da Polícia Civil e é o atual 4º secretário da mesa diretora da Alesc. É bachareal em Direito, foi vereador por dois mandatos em São Miguel do Oeste. Em 2002 foi eleito suplente e assumiu a vaga em 2006. É deputado estadual em SC desde 2011 e agora conquistou a reeleição pela segunda vez.

 Foto de perfil da página do Facebook de Fabiano da Luz (PT)

Foto: Facebook / Arquivo Pessoal

Fabiano da Luz (PT) – 18.474 votos 44 anos | Pinhalzinho Ex-prefeito de Pinhalzinho. Eleito para o primeiro mandado na Alesc.

Ivan Naatz, candidato a prefeito de Blumenau em 2016

Foto: Divulgação / Divulgação

Ivan Naatz (PV) – 14.685 votos 51 anos | Blumenau Ex-vereador em Blumenau e candidato a prefeito em 2016. Já foi suplente duas vezes na Alesc, conseguindo, numa das vezes, aprovar um PL. Agora, foi eleito para o primeiro mandato na Casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here