Formado novo governo da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

0
64
Foto: Divulgação

O Capítulo Provincial chegou ao ponto alto nesta segunda-feira, 19 de novembro, com as eleições de Vigário Provincial e Definidores. Com isso, está formado o novo governo Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, uma entidade que neste ano celebrou 343 anos de fundação. Junto com Frei César Külkamp, que foi escolhido para o serviço de Ministro Provincial no último sábado, foram eleitos: Frei Gustavo Medella, para o serviço de Vigário Provincial; Frei João Francisco da Silva, Frei Paulo Pereira, Frei João Mannes, Frei Daniel Dellandrea, Frei Alexandre Magno da Silva e Frei Mário Tagliari para a função de Definidores.

Os frades capitulares se reuniram na Sala Capitular do Seminário Santo Antônio de Agudos (SP) a partir das 14h30 e só terminaram todo o processo por volta das 17h30. Um total de 118 frades professos solenes tiveram direito a voto. O Ministro Provincial e o Vigário foram eleitos para seis anos e os Definidores para três anos. Agora, o novo governo e o Visitador Geral, Frei Miguel Kleinhans, se reúnem na Sede Provincial para dar início ao Congresso Capitular na próxima semana. Esta nova etapa vai definir as funções de 373 frades no quadro das Fraternidades da Província da Imaculada.

Os novos Definidores e o Vigário serão empossados na Missa de encerramento do Capítulo, no dia 21 de novembro, às 11 horas.

Numa leitura rápida, podemos ver claramente a indicação de um governo experiente para ajudar Frei César no próximo triênio. Apenas um dos eleitos nunca sentou na sala do Definitório da Sede Provincal, o mais jovem de todos, Frei Daniel Dellandrea, que é atualmente pároco em Santo Amaro da Imperatriz (SC). Do governo anterior continuam neste: Frei César, Frei Gustavo, Frei João Francisco, Frei João Mannes e Frei Paulo Pereira. Frei Mário volta ao Definitório, embora desde a eleição de Frei Fidêncio Vanboemmel ele acumulou a função de ecônomo provincial e foi definidor em duas ocasiões antes do último triênio. Frei Alexandre, por sua vez, também volta à função que já desempenhou dois períodos: 1991-93 e 1994-97.

O carioca Frei Medella, aos 40 anos, é um dos mais jovens frades a desempenhar a função de Vigário. Ele foi eleito em segundo escrutínio com 64 votos. Segundo os Estatutos da Província, uma de suas principais funções é assessorar o Ministro Provincial: “É de conveniência que o Ministro Provincial se assessore de irmãos idôneos e competentes, especialmente do Vigário Provincial”. Em 2016, Frei Medella foi eleito Definidor e coordena a Frente de Comunicação desde o Capítulo 2012. Formado em Jornalismo, é experiente no campo da comunicação, tanto que traz no seu currículo o trabalho na filiada da TV Globo em Juiz de Fora antes de ser frade. Assessora hoje a TV Sudoeste de Pato Branco e as emissoras de rádio no território da Província.

O mineiro Frei Paulo é um assíduo frequentador da Sala do Definitório da Província. Este é o seu quarto mandato como Definidor. Em 2000 foi eleito Definidor e reeleito em 2003. Em 2016, no último Capítulo foi novamente eleito Definidor, assumindo também a função de reitor de um dos santuários mais importantes do Brasil e da Província: o Convento da Penha, em Vila Velha, no Espírito Santo.

O gaúcho Frei Mário também vem somar nesse quadro. Eleito Definidor Provincial em 2006, tornou-se secretário da Secretaria de Administração de Bens. Foi reeleito Definidor em 2009 e 2012. Em 2016, assumiu a função de guardião do Convento São Francisco de São Paulo, desempenhando também a função de Ecônomo Provincial.

O catarinense Frei João Mannes é professor e experiente no campo da educação. No último triênio assumiu a função de coordenador da Frente de Evangelização da Educação e a presidência da gigante do Grupo Educacional Bom Jesus.

O paulistano Frei João Francisco soma experiências no campo da Formação e Estudos. Além de guardião do Postulantado Frei Galvão, foi eleito Definidor no Capítulo Provincial de 2016, quando também assumiu a função de secretário da Formação e Estudos.

O carioca Frei Alexandre traz a experiência como missionário na querida Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, além da experiência em dois definitórios: 1991-93 e 1994-97. Desde o último Capítulo, Frei Alexandre assumiu a coordenação da Frente de Evangelização das Missões. Ele conhece bem também o campo da formação e estudos.

O mais novo integrante do governo, o catarinense Frei Daniel, foi guardião da Fraternidade do Postulantado Frei Galvão de Guaratinguetá e agora é pároco e vigário da Paróquia Santo Amaro da Imperatriz (SC). Desde o último Capítulo assumiu a função de vice-secretário do Secretariado da Evangelização.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here