Nova etapa da campanha de biometria é lançada em SC

0
44
Foto: Divulgação

De olho nas eleições de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou nesta quarta-feira (8) uma nova etapa da campanha de biometria.

O cadastramento biométrico é feito por revisão obrigatória do eleitorado em 122 cidades. Portanto, todos eleitores nesses municípios devem comparecer no cartório eleitoral para fazer o procedimento, que é a identificação através das digitais dos dedos.

Santa Catarina tem 66% de eleitores com identificação biométrica, e a meta é atingir 85%. Isso será um incremento de mais de um milhão de eleitores para 2020, diz o presidente do TRE-SC Cid Goulart Júnior. O cadastramento obrigatório vai até maio do próximo ano.

Documentação necessária

documento oficial de identidade com foto
comprovante de domicílio recente, referente aos últimos 3 meses.
homens maiores de 18 anos devem comprovar a regularidade com o serviço militar

Atualização cadastral

O cadastramento é gratuito e pode ser feito em poucos minutos. Os dados pessoais, como nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial e outros, são atualizados.

Ainda é registrada a assinatura, em formato digital, foto e impressões digitais de todos os dedos de ambas as mãos. Concluído o processo, o título eleitoral é atualizado.

Quem não vota nem justifica está sujeito a restrições como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público. Maiores de 70 anos não são obrigados a votar, mas se quiserem, devem fazer o cadastro biométrico. Eles não sofrem punição se não votarem.

Para conferir quais cidades têm a revisão, o eleitor pode ligar para 0800 647 3888.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here