Secretaria da Educação divulga calendário das escolas públicas para 2020

0
39
Foto: Pixabay

A Secretaria da Educação de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira (9) o calendário das escolas públicas estaduais para o ano de 2020. As aulas no próximo ano vão começar no dia 6 de fevereiro e devem se estender até o dia 20 de dezembro. O recesso escolar está marcado entre os dias 20 de julho e 2 de agosto.

O calendário foi definido em parceria com a Federação dos Municípios de Santa Catarina (Fecam) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). As entidades, junto com a secretaria, chegaram a um acordo para que as datas de início e fim das aulas sejam as mesmas tanto na rede pública estadual, quanto na municipal. As instituições privadas podem definir datas distintas.

Estado lançará novo modelo de escolas com parceria entre Educação, PM e Bombeiros
Uma das novidades neste ano no calendário é que as atividades em 43 municípios do Planalto Serrano vão começar um dia antes do restante do Estado.

A medida foi tomada para que as prefeituras dessas cidades possam suspender as atividades pelo menos uma vez no ano, em função de dias mais frios que atingem a região no inverno.

Com esse dia “extra” é possível garantir que o calendário possa ter fim nas mesmas datas em todas as escolas.

Matrículas e rematrículas

De acordo com a pasta, os pais de alunos que já estão na rede pública devem realizar as rematrículas dos filhos para o próximo período letivo entre os dias 14 e 23 de outubro. Para quem busca uma nova vaga, o processo será efetuado em três etapas.

No primeiro período, serão disponibilizadas inscrições para as escolas onde haverá sorteio de vagas. Os pais devem realizar as matrículas entre os dias 4 e 7 de novembro. Os sorteios serão feitos pelas escolas entre os dias 11 e 12 de novembro, com o resultado sendo homologado imediatamente.

Nas demais escolas, as matrículas de alunos novos serão realizadas entre os dias 18 e 22 de novembro. Caso alguém perca o prazo, a terceira etapa vai oferecer vagas remanescentes nas escolas, cujas matrículas devem ser efetuadas entre os dias 21 e 24 de janeiro.

Todo o processo de matrículas neste ano será online. Para fazer as matrículas, os pais devem acessar o site da Secretaria da Educação e iniciar o processo.

Novos professores

A Secretaria da Educação também anunciou nesta quarta-feira que irá contratar cerca de 2 mil profissionais, que foram aprovados em um concurso realizado em 2017. Desse total, 1,5 mil são professores. Os outros 500 são considerados especialistas em assuntos educacionais e atuam em áreas como supervisores escolares, administradores escolares e orientadores educacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here