SC reforça fiscalização para manter rebanhos livres da peste suína

0
63
Foto: Cidasc/Divulgação

Veículos de transporte de animais que chegarem a Santa Catarina vindos do Nordeste serão obrigados a parar nas barreiras sanitárias da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, que publicou uma portaria com a nova regra.

De acordo com a Cidasc, a medida busca reforçar os cuidados para manter o rebanho catarinense livre da peste suína clássica, uma doença que teve registro de foco nos estados do Piauí, Alagoas e Ceará.

A determinação é válida também para cargas de produtos e subprodutos de origem animal, assim como veículos que não estiverem carregados. Todos deverão passar por um processo de desinfecção ao passar pela barreira. Os veículos que estiverem sujos, serão proibidos de entrarem no estado, conforme previsto na portaria.

Já quem for transportar animais para fora do estado, é obrigatório ter a placa do veículo registrada nas Guias de Trânsito Animal (GTA), que é o documento brasileiro oficial para o transporte de animais, no qual precisa constar informações sobre o destino, condições sanitárias e a finalidade do transporte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here