SC tem 166 municípios sem registros de homicídio desde janeiro

0
136
Foto: Divulgação

A menos de dois meses para o fim do ano, Santa Catarina registra queda de 15,8% no número de homicídios, na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre 1º de janeiro e 11 de novembro são 108 ocorrências a menos, segundo Boletim Semanal de Indicadores da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Caíram de 682 crimes em 2018, para 574 neste ano.

Nos quase 11 meses que se passaram, os homicídios ocorreram em 129 dos 295 municípios catarinenses. No total, 55% das cidades estão sem registro de homicídio: são 166 municípios sem ocorrência.

Na liderança do ranking de casos estão Joinville com 56, Florianópolis com 49 ocorrências, Chapecó com 32 e Blumenau, com 27. Com mais de seis e menos de 10 registros aparecem 12 cidades em SC. Com um único homicídio está a maior fatia de cidades: são 55 municípios.

Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública do Estado e comandante geral da Polícia Militar, o coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior atribui a motivação dos crimes a três grandes grupos: a primeira ao tráfico de drogas e ao crime organizado, a segunda à violência doméstica e a terceira à violência interpessoal, que são as brigas entre vizinhos, no trânsito ou em festas:

— Cada um dos homicídios possui suas características regionalizadas diferentes. E, se considerarmos que muitos deles [homicídios], são crimes fora da curva – que ocorrem por um motivo específico -, então o número de cidades com registro ocorrência seria ainda menor — pondera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here