Mancha escura aparece na Beira-Mar de São José

0
60
Foto: Reprodução/NSC TV

Uma mancha escura foi vista na Beira-Mar de São José, na Grande Florianópolis, na região em frente à Arena Multiuso. O tom escurecido na água foi fotografado após fortes chuvas atingirem a região na tarde de terça-feira (7).

Após uma avaliação inicial, o engenheiro sanitarista Vinícius Ragghianti disse que a mancha pode ser resultado da mistura entre a água da chuva, que caiu no temporal, e o esgoto presente na rede pluvial.

“Mas essa diferença de cor não necessariamente significa que seja 100% esgoto. A água da chuva naturalmente vai ter uma coloração diferente da água da baía, que tem uma cor mais ‘amarronzada’. A água de chuva tende a vir com uma cor que dá contraste”, afirmou.

Contrapontos

A Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS) de São José diz que a chuva pode ter contribuído para o aparecimento da mancha, que, conforme a Prefeitura, pode ter vindo da foz do Rio Araújo, que fica na divisa de São José com Florianópolis.

Conforme a Prefeitura de São José, há um plano de ação envolvendo a Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde e a Casan para coibir as ligações de esgoto clandestinas que desembocam no rio. Uma lei municipal foi aprovada no município, no segundo semestre de 2019, de acordo com a Prefeitura, que estabelece ações para despoluir esse rio.

A Prefeitura de Florianópolis afirma que não recebeu nenhuma denúncia relacionada a ligações irregulares de esgoto na região. Segundo a Prefeitura da Capital, quando chove, a sujeira que se acumula na rede de drenagem pode ser levada à água, como aconteceu em dezembro na Beira Mar Norte e Continental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here