Santa Catarina tem mais de 1,4 mil recuperados de Covid-19, segundo municípios

0
71
Foto: G1 SC

Santa Catarina tem pelo menos 1,4 mil pacientes recuperados de Covid-19, segundo levantamento feito pelo G1 e pela NSC, a partir de dados fornecidos pelos municípios. O governo do estado não tem dados sobre curados da doença, que é causada pelo novo coronavírus. Há 1.469 pacientes considerados curados nos 101 municípios que divulgaram a informação. Os dados refletem os balanços divulgados até a noite de terça-feira (5).

O total de curados é quase o dobro do apurado pela reportagem há dez dias, quando foram levantados números de 628 pacientes considerados curados por 64 secretarias municipais de Saúde.

Do total de 152 cidades com casos confirmados, foram conferidos os relatórios epidemiológicos de 146 e apenas 101 divulgaram informações sobre curados, as demais não divulgam boletins ou não responderam aos pedidos. São considerados curados os pacientes que tiveram a confirmação da doença, passaram mais de 14 dias em isolamento e não tiveram mais sintomas.

No último boletim do governo do estado indica que Santa Catarina tem 2.795 pacientes de Covid-19. No entanto, nos municípios analisados contabilizam pelo menos 2.875 casos confirmados. Além disso, 58 óbitos registrados pelo estado, e 60 pelos municípios.

Por nota, o governo do estado disse que os dados fornecidos são feitos com base em um sistema alimentado pelos municípios. “Podem ocorrer possíveis atrasos na atualização por conta de algumas notificações demorarem a ser validadas no sistema. Importante ressaltar que os casos são registrados de acordo com a cidade de endereço do paciente que consta no Cartão Nacional de Saúde (CNS)”.

Levantamento dos curados

O município que apresenta o maior número de casos recuperados em valores absolutos é Florianópolis, com 369 indivíduos. A capital catarinense também tem o maior número de pacientes diagnosticados com Covid-19 em Santa Catarina.

Entre as cidades com mais de 50 casos de coronavírus, Braço do Norte, no Sul catarinense, é a que apresenta a maior proporção de pacientes recuperados. De 126 diagnosticados com Covid-19, 108 já estão recuperados, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

Em pelo menos 24 municípios, todos os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus foram considerados recuperados pelas prefeituras. O maior número é em Biguaçu, com oito casos, seguido por Nova Veneza e São Domingos, com seis em cada um.

Jaguaruna e São Lourenço do Oeste, tem cinco caos, Timbé do Sul, com quatro. Além de Garopaba, Mafra, Papanduva, Rancho Queimado, Santa Cecília e Santa Rosa do Sul, com dois pacientes cada. Desse montante, há ainda 12 cidades que tinham apenas um caso e que já se recuperou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here