SC ultrapassa 90 mortes por coronavírus e isolamento social volta a cair

0
67
Foto: Divulgação

Santa Catarina registrou mais pacientes confirmados e mortes por coronavírus. O secretário de Estado da Saúde, André Motta, divulgou em pronunciamento na noite desta terça-feira (19) os números atualizados sobre a Covid-19. O governador Carlos Moisés não estava presente. Os novos dados são:

5.413 casos confirmados. Na segunda (18), eram 5.175
foram acrescentados ao balanço 238 casos em 24 horas
91 mortes. Na segunda, eram 85
foram seis óbitos a mais em 24 horas

O número de mortes, inclusive, já ultrapassou o previsto por um estudo feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com esses dados, o estado teria 7,4 mil casos e 88 óbitos até 30 de maio.

As vítimas fatais mais recentes são:

uma mulher de 89 anos de Joinville, no Norte
uma mulher de 81 anos de Chapecó, no Oeste
uma mulher de Navegantes, no Litoral Norte, de 46 anos
um homem de 47 anos de Urussanga, no Sul
um homem de Concórdia, no Oeste, de 83 anos
um homem de Joinville de 76 anos

Todos os pacientes tinham doenças anteriores, de acordo com o governo do estado.
Em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), agora o estado divulga a taxa de ocupação levando em conta o total de Santa Catarina, e não apenas os reservados para Covid-19. A taxa é de 57,69% na rede pública de saúde. De todos os leitos ocupados em território catarinense, 13% estão com pacientes com coronavírus. Atualmente, o estado tem 512 leitos vagos.

A média catarinense é de 1,76 leitos para cada 10 mil habitantes. Segundo o secretário, a meta do governo é chegar a três. “É um número seguro para esse enfrentamento dessa enfermidade”, afirmou Motta.

Uma preocupação do governo é que o isolamento social voltou a cair em Santa Catarina. No fim de semana, ele era de 50%. Atualmente, é de 39,1%. “Esse é um número que precisa ser trabalhado por todos. Algumas regiões estão sofrendo um pouco com a velocidade acelerada de transmissão do vírus”, disse o secretário.

Em março, quando houve o decreto de emergência do estado, Santa Catarina chegou a ter isolamento social de 73%, com a maioria da população escolhendo ficar em casa. De acordo com o secretário, a medida começa a ter eficiência a partir dos 70%.
Outros números divulgados foram:

3.072 pessoas recuperadas da doença, o que representa 56% do total de casos
111 pacientes estão internados em UTI nas redes pública e privada
174 municípios com pelo menos um caso de Covid-19
42 municípios com pelo menos uma morte por coronavírus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here