Testes rápidos de Covid-19 são suspensos em Lages após resultados divergentes

0
134
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Lages, na Serra catarinense, suspendeu a aplicação dos testes rápidos para detectar coronavírus após constatar divergência nos resultados. De acordo com a administração, ao menos 12 exames que foram feitos pela Secretaria da Saúde deram positivo para a Covid-19 com a técnica, mas ao serem refeitos em laboratório particular os resultados foram negativo. Nesta segunda-feira (8), representantes da empresa, que vendeu e forneceu 2 mil exames, devem prestar esclarecimentos sobre o lote.

Segundo a prefeitura, a empresa que forneceu os testes é credenciada ao Ministério da Saúde e que a realização dos testes seguiu todas as exigências sanitárias. No município foram registrados 165 casos confirmados do novo coronavírus e nenhuma morte, de acordo com o balanço divulgado pelo governo estadual no domingo (7).

Suspensão temporária

A decisão para interromper os testes rápidos ocorreu na sexta-feira (5). “Chamamos a empresa para que ela apresente todos os laudos para fazermos as contraprovas desses testes que foram realizados e tiveram resultados negativos para tomar os próximos encaminhamentos”, disse Claiton Camargo de Souza, secretário de Saúde.

Também foi solicitado aos laboratórios municipais privados a apresentação dos testes de validação dos kits que foram utilizados, segundo informou Souza. Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, os testes rápidos foram adquiridos como estratégia do município para o combate à pandemia de coronavírus.

Os exames estavam sendo aplicados em profissionais de diversas áreas e casos monitorados desde o dia 1° de junho. Além deles, os testes estavam sendo aplicados para pessoas que trabalham com o público no comércio, atendentes do sistema de saúde e garis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here