Curitibanos promove ação no Dia Mundial Contra a Aids

0
114

O mês de dezembro é marcado por uma causa de extrema importância, a luta contra o HIV/Aids, sendo neste dia 1º o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids), doença que já matou milhões de pessoas no mundo, principalmente nos anos de 1980 e 1990, quando ainda era pouco conhecida, hoje pode ser evitada com o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento. Além disso, nos serviços de saúde estão disponíveis gratuitamente diferentes formas de prevenção à infecção.

Recomenda-se que todas as pessoas sexualmente ativas realizem regularmente testes para a detecção do HIV. Existem testes rápidos feitos sem a necessidade de estrutura laboratorial. Eles são práticos, feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em, no máximo, 30 minutos. Com o resultado do teste em mãos, caso a pessoa esteja infectada, o tratamento é iniciado imediatamente, sem custo algum para o paciente.

Parta marcar esta data, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitibanos irá promover nesta quarta-feira uma mobilização no intuito de realizar os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

O interessado deve apresentar o prontuário municipal. Não é necessário estar em jejum. A mobilização acontecerá das 13h às 16h30 no Posto de Saúde Central e nas unidades básicas dos bairros: Bom Jesus, São José, São Luiz, São Francisco, Aparecida e Getúlio Vargas.

Segundo levantamento da Dive, houve uma queda no número de diagnósticos de infecções por HIV em Santa Catarina entre os anos de 2019 e 2020. Em 2019 foram diagnosticados 2.169 casos contra 1.618 em 2020. Nos dois anos, os homens aparecem entre os mais infectados e a faixa etária mais acometida é de pessoas com idade entre 20 e 29 anos, seguido daqueles com 30 a 39 anos.

Com relação aos casos de Aids também houve redução entre 2019 e 2020. Em 2019 foram diagnosticados 1.236 casos e 884 em 2020, sendo também os homens os mais acometidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here