Campos Novos decreta situação de emergência após micro explosão deixar 90 edificações danificadas

0
386

Relatório preliminar da Defesa Civil Municipal registra ao menos 90 edificações danificadas no município de Campos novos, o mais atingido por uma microexplosão, um corredor de vento muito forte, que pode ter passado, segundo meteorologistas de 120KM, nessa quinta-feira (24).

O município já publicou o Decreto de Situação de Emergência nesta tarde, informa o vice-prefeito, Gilmar Marco Pereira. É o segundo por causa de vendaval no intervalo de 10 meses.

Já o coordenador da Defesa Civil Municipal,Fernando Buzzi, informa que o relatório preliminar aponta:

  • Pelo menos 64 residências com danos em três bairros da cidade (São Sebastião, Aparecida e Ernesto Zortea/Santa Edwiges), a maioria parcial ou totalmente descoberta pelo vento;
  • E ao menos 26 propriedades rurais de oito localidades do interior, com prejuízos em barracões e aviários. O distrito mais prejudicado é a Barra do Leão, na divisa com Capinzal.
  • Mil e 500 metros de lona foram entregues, e entre sexta e sábado (25/26) devem chegar telhas e colchões solicitados à Defesa Civil estadual.
  • Uma pessoa se feriu levemente. O seu Valdir Danieli, de 61 anos, que se salvou de forma surpreendente, após o desabamento de toda a cobertura da casa dele, no Bairro São Sebastião, até o banheiro de alvenaria ficou tomado de escombros.

Em Campos Novos, é o segundo evento climático severo no intervalo de 10 meses. Em maio de 2021, o município teve danos milionários por causa de um tornado, que passou praticamente pela mesma região geográfica da microexplosão. O município planeja estabelecer na área social, um plano de contingência para desastres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here