Institucional

Rádios Coroado AM e Movimento FM

As Rádios COROADO FM, 106,1 MHZ e MOVIMENTO FM, 98,9 MHZ, emissoras que integram a Fundação Frei Rogério, com sede em Curitibanos-SC, formam uma belíssima história. Os primeiros passos aconteceram em 1952, por iniciativa dos senhores Osni Schwartz e Orocimbo Caetano da Silva. Todavia, somente em 1955 eles receberam autorização para instalarem a Coroado AM, que recebeu a vistoria técnica dois anos mais tarde.

Assim como a grande maioria dos empreendimentos, também os idealizadores não tiveram o êxito esperado. Dessa forma pediram ajuda ao senhor Evaldo Amaral, que por causa de seus outros enfoques, não deu passos significativos para dar estabilidade técnica-econômica a Emissora. A partir disso a história da Rádio Coroado ganhou novos rumos! Na época, Frei Edmundo Piechoczek (+1971) era o Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, que temendo que a emissora fosse adquirida por pessoas hostis à sociedade católica da região, e por acreditar no potencial formativo da Rádio, fez a aquisição.

Os equipamentos de geração e transmissão se encontravam em estado de deterioração. Frei Edmundo de forma muito ousada investiu em equipamentos e também na qualidade da programação, dando igualmente maior popularidade a Emissora. Neste período os estúdios e escritório foram transferidos para o antigo Salão Frei Rogério onde a Coroado funcionou de 1967 até 1984, quando foi relocada para um prédio próprio, no Bairro São Luís.

Em pleno funcionamento, a Rádio foi oferecida, para fins legais de propriedade à Diocese de Lages, que não aceitou. E então foi dado mais um passo: A Coroado foi repassada para a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com sede em São Paulo – SP, de quem são membros os frades que atuam na Paróquia Imaculada Conceição. Em 1985 foi transformada em Fundação Frei Rogério.

O Evangelho fala da pequena semente que se desenvolve e se torna árvore. Se a comparação semente-árvore-Rádio Coroado têm sentido, convém destacar o acertado Lema da Emissora: “Quem nasce para servir já nasce grande”. De fato é do conhecimento de todos, a seriedade com a qual vivemos este lema: SERVIR. As pessoas inclusive destacam: “Se foi falado na Rádio, então aconteceu”, destacando a seriedade e a credibilidade de nossos serviços.

Mas a história não para por aqui! Seria muito bom a Fundação Frei Rogério ter uma Emissora FM. E assim aconteceu. Nascia em junho de 1990 a Rádio Coroado FM na frequência de 90,3 MHZ, que atuou em fase experimental até o dia 10 de agosto do mesmo ano, quando recebeu do Ministério das Comunicações a autorização de funcionamento definitivo na potência de 500 watts. A partir de então Curitibanos e Região passaram a ter duas emissoras. Em 6 de abril de 1993, passou para frequência de 98,9 MHZ com 5.000 watts de potência e o nome de 98 FM. Mais tarde passou a se chamar Movimento FM e após estar operando na classe C foi dado mais um passo buscando agora o aumento de potência, tendo logrado êxito atingindo 10.000 Watts. Ecoando por toda essa grande Região, sendo acessada por diversos meios em vários Países, seu lema “De bem com a Vida!” expressa a intenção da mesma.

Outro fato histórico aconteceu no dia 04 de junho de 2017, data que marcou a migração da Rádio Coroado, que agora transmite em FM, na frequência 106,1. Esta importante conquista foi possível após  um longo processo burocrático e grande investimento em novos equipamentos.

O mundo do Rádio está presente em todos os momentos da vida das pessoas, fazendo-as mais alegres, dinâmicas e felizes. Escutar Rádio é entrar num mundo da Imaginação e da Alegria.

No momento a Fundação Frei Rogério, na sobriedade de suas instalações, na modernidade tecnológica de seus equipamentos e na dedicação de seus profissionais, mostra um complexo de comunicação sólido, competente e competitivo. Diretoria, colaboradores, parceiros, anunciantes e comunidade formam um todo integrado de mútua confiança e crescimento.

A FUNDAÇÃO FREI ROGÉRIO, nas suas Emissoras COROADO FM e MOVIMENTO FM, atinge 90 municípios do Planalto, Serra Catarinense, bem como o Norte Gaúcho, até o Sul do Paraná, somando uma população de 868 mil habitantes. As ondas das Emissoras levam informação, entretenimento, músicas, conteúdos de Evangelização, destacam valores ético-morais e também promoção à vida. Além do mais, promovemos êxito na venda de produtos, divulgação de promoções sociais e culturais.

Como todos pudemos perceber, Rádio é um veículo versátil, que precisa ser sim constantemente reinventado, e essa é a nossa atitude, é ótima companhia desde o acordar ao adormecer e faz toda a diferença na vida das pessoas. Ouça a rádio! Participe da nossa Programação. Sintonize as Rádios Coroado FM, 106,1 MHZ e Movimento FM 98,9 MHZ, ou então, acesse www.portalcoroado.com.br.

Referências Bibliográficas:

Franciscanos em Curitibanos, por Valentim Tambosi OFM. 1994.

Memoria da Radiodifusão Catarinense, Marco Aurélio Gomes e Antunes Severo. Florianópolis, 2009.

Fundação Frei Rogério, arquivos pessoais.

Vania Leal / Arquivo / Divulgação