SC sobe para 2º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados

0
1155
Foto: Divulgação

Santa Catarina subiu para segundo lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, pesquisa feita anualmente.

O resultado foi divulgado em cerimônia nesta quarta-feira (20) em São Paulo. O ranking foi criado em 2011. A pesquisa é feita pelo Centro de Liderança Pública com apoio de uma empresa do grupo do qual pertence a revista britânica The Economist. O ranking mede a atração dos estados para grandes investimentos.

A pesquisa tem como base o desempenho dos estados em 10 pilares: capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade ambiental e social. Os três pilares de maior peso são: segurança pública, infraestrutura e sustentabilidade social.

Na lista deste ano, Santa Catarina teve uma pontuação de 77,2. Ultrapassou o Paraná, que obteve 70,8 pontos, e está atrás apenas de São Paulo, que fez 87,8 pontos. A pontuação máxima é 100.

Para chegar ao segundo lugar, Santa Catarina melhorou em dois dos três principais pilares da pesquisa, segurança pública e infraestrutura, e se manteve estável no terceiro, a sustentabilidade social.

O Paraná, que caiu para o terceiro lugar, piorou em dois dos pilares com maior peso, sustentabilidade social e segurança pública, e melhorou em infraestrutura.
Na questão catarinense da segurança pública, trouxeram avaliações positivas as contratações de 1.084 policiais militares e também 320 agentes de segurança, entre eles policiais civis.

Somada a isso está a questão da tecnologia, com mais de 3 mil câmeras de monitoramento e a criação de um aplicativo que permitiu à PM reduzir o tempo de registro de ocorrência e, dessa forma, ter mais tempo para o policiamento ostensivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here