Gafanhotos gigantes são registrados na região meio-oeste. Especialista explica os motivos

0
339
Morador encontrou um gafanhoto gigante no quintal de casa em Campos Novos(Foto: José Djalma Pacheco dos Santos/Arquivo pessoal)

Moradores de cidades do Meio-Oeste de Santa Catarina se assustaram nos últimos dias com a presença de gafanhotos gigantes. Medindo cerca de 12 centímetros, os insetos são de uma espécie que está entre os maiores gafanhotos do mundo. Apesar do susto, especialistas apontam que a aparição é comum e eles não oferecem riscos às lavouras.

Segundo Marcelo Mendes de Haro, entomologista da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, no Vale, os animais são do gênero Tropidacris e estão distribuídos em todos os países da América Latina e podem ser vistos em diferentes regiões brasileiras.

Conforme o especialista, vários fatores podem ter influenciado no aparecimento dos insetos. Mudanças de temperatura, falta de chuva e calor prolongado podem levar eles às cidades.

Os insetos foram encontrados nos municípios de Campos Novos, Abdon Batista, Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Ibicaré, Joaçaba e Monte Carlo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here