Fraiburgo lança painel Covid – canal exclusivo de acesso à informação

0
108

Com a intenção de facilitar o acesso à informação, ao mesmo tempo em que permite a maior transparência ao cidadão, Fraiburgo lançou na última sexta-feira, 16/4, o Painel Coronavírus. Um canal exclusivo com informações do município no combate à Covid-19.

Como declarou o prefeito Wilson,  oferecer informações de forma descomplicada e transparente é uma obrigação dos municípios preconizada na Lei de Acesso à Informação. “Com base nisso estávamos trabalhando desde o início do ano no desenvolvimento desse canal. Por meio do portal, o fraiburguense poderá acompanhar o monitoramento de casos, ocupação de leitos, número de vacinados, atendimentos, testes realizados e até mesmo as fiscalizações e legislação vigente”, salientou o prefeito.

A alimentação de dados será feita por meio de equipe de profissionais das áreas de comunicação, TI e saúde.  Os dados coletados têm como base relatórios emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Fraiburgo e Polícia Militar. “O que temos visto é que a informação tem sido uma das nossas principais aliadas”, considerou o prefeito.

Seguindo esse pensamento na última semana,  poder público e entidades municipais estiveram reunidas para tratar de ações a serem desenvolvidas de forma conjunta.  As entidades, de forma unânime, apontaram que ações que ampliem o acesso à informação são capazes de mobilizar e aumentar o comprometimento da população, no que diz respeito aos protocolos de higiene, segurança e tratamento precoce.

O acesso à informação também tem sensibilizado à população. Desde que a Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva – AFSC reassumiu a direção do hospital, a comunidade está engajada na manutenção do hospital. Vale ressaltar que a associação filantrópica não tem fins lucrativos e todo trabalho é desenvolvido voluntariamente pelos seus integrantes.

Na visão do presidente da AFSC, Oziel Ribeiro, nesse momento em que toda ajuda é mais que bem-vinda, já foram recebidas inúmeras doações financeiras e de materiais. Conduta que demonstra o poder do voluntariado e o quanto o fraiburguense está comprometido não só em fiscalizar como também em ser partícipe ativo na resolução de situações complexas como essa.

Acesse aqui o Painel Covid e acompanhe as informações sobre a pandemia no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here