Neve é registrada em Curitibanos e municípios da região

0
418
Foto: André Pozzo - Praça Centenário da Imigração Japonesa - Curitibanos

A neve foi registrada em ao menos 22 cidades de Santa Catarina entre a noite desta quarta-feira (28/7) e madrugada de quinta (29/7).

Foto: Divulgação – Praça da República Curitibanos

O fenômeno aconteceu em Curitibanos, Lages, São José  do Cerrito, Bom Retiro, Urupema, São Joaquim, Urubici, Campos Novos, Palmeira, Painel, Rio Rufino, Celso Ramos, Fraiburgo Rancho Queimado, Capinzal, Timbé do Sul, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Vargem, Zortéa, Abdon Batista e Brunópolis.

A precipitação de neve ocorre na forma de cristais de gelo que se aglomeram e produzem flocos de neve. Pode ser também definida como o congelamento do vapor de água que se encontra suspenso na atmosfera. Portanto, basicamente para que esse tipo de precipitação ocorra é necessário haver condições climáticas específicas, geralmente temperaturas da atmosfera e do solo em torno de 0ºC e umidade do ar elevada.

Foto: Ana Lúcia Fontana – Curitibanos

A partir da manhã desta quinta-feira o ar começa a ficar mais seco em Santa Catarina, o que afasta totalmente a possibilidade de a neve. Apesar disso, o frio segue intenso e a previsão é de que as menores temperaturas em décadas sejam registradas na sexta-feira (30), porém com tempo firme e sem a umidade que é essencial para a formação dos flocos. Com isso, a previsão é de mínimas que podem chegar a -10 °C no Planalto Serrano do Estado.

Mais fotos da neve registradas pelos ouvintes das Rádios Coroado e Movimento podem ser vistas em nossa redes sociais: https://bit.ly/3j3XNC2

Foto: Vanderlei Camilo – Fraiburgo
Foto: Joel de Vargas – município de Lages

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here