Abertura Nacional do Plantio de Soja será em Campos Novos

0
137
Imagem de Julio César García por Pixabay

O evento será híbrido, On-line com transmissão ao vivo em sistema multiplataforma na televisão, sites e redes sociais e presencial, tomando todas as medidas sanitárias preventivas contra o Coronavírus.

Haverá a presença de convidados, entre eles, autoridades públicas do agronegócio e imprensa. A realização é do Canal Rural e Aprosoja Brasil. A organização é do Canal Rural, Aprosoja Santa Catarina e prefeitura de Campos Novos.

É a primeira vez que o estado catarinense sedia o evento que, neste ano é comemorativo, pois, marca as dez safras do Projeto Soja Brasil. Quatro temas centrais estarão sendo debatidos durante os painéis do dia 30 de setembro.

Sustentabilidade – Painelistas: Lucas Chiocca, vice-presidente da Aprosoja/SC; Alexandre Alvadi Di Domenico, presidente da Aprosoja/SC e Riscala Miguel Fadel Junior, vice-presidente da Coocam.

Cooperativismo – Painelistas: Luiz Carlos Chiocca, presidente da Copercampos; João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam e José Zeferino Pedroso, presidente da Faesc.

Política e Reforma tributária – Painelistas: um representante da Aprosoja/BR; Senador pelo Maranhão, Roberto Rocha e o Senador por Santa Catarina, Esperidião Amin.

Mercado – Painelistas: André Debastiani, sócio da Agroconsult – consultoria e projetos e coordenador do Rally da Safra e um representante da Consultoria Safras e Mercado.

Paralelo ao evento do Soja Brasil, no dia 29 de setembro, acontecerá AGO da Aprosoja Brasil, onde estarão representantes de diversos estados brasileiros.

A soja é a principal cultura do Brasil e representa cerca de 50% da colheita de grãos do maior exportador do mundo. Os sojicultores brasileiros deverão semear quase 40 milhões de hectares nesta temporada, alta de mais de 2% comparando a safra 2020/2021.

Ainda, conforme os dados do primeiro levantamento de intenções de plantio para 2021/2022, da consultoria Safras $ Mercado, a produção Nacional deve atingir mais de 142 milhões de toneladas.

A expansão do cultivo de soja evoluiu significativamente na última década em Santa Catarina, com acréscimo de mais de 85%, incorporando mais de 317 mil hectares. A partir de 2017, o Estado passou a produzir cerca de 2,3 a 2,4 milhões de toneladas. Campos Novos por sua vez, se destaque no agro em nível brasileiro.  O município é um dos maiores produtores de soja de Santa Catarina.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here