Termina nesta quinta-feira (30/06) o prazo das inscrições para o alistamento militar obrigatório, de jovens do sexo masculino.
O alistamento é gratuito, e deve ser feito de janeiro a junho do ano em que o jovem completa 18 anos de idade. Depois desse prazo o procedimento ainda pode ser realizado, no entanto, será preciso pagar uma multa.
Em Curitibanos tradicionalmente são alistados entre 300 a 400 jovens anualmente. Segundo a Junta de Serviço Militar do município, até o dia de ontem (28), cerca de 87% do número esperado para este ano já foi alcançado.
O alistamento pode ser feito pela internet, no site: alistamento.eb.mil.br. Os jovens que tenham alguma dificuldade podem realizar o procedimento na própria Junta Militar que está localizada em anexo a prefeitura e atende das 13 às 19 horas.
Quem estiver em débito com o Serviço Militar não pode obter passaporte, ingressar como funcionário ou empregado público, prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino. Também fica impedido de obter carteira de trabalho e de registrar diploma.
Os jovens selecionados para o Serviço Militar podem desempenhar trabalhos em uma das três Forças Armadas: Marinha, Exército ou Aeronáutica. O serviço dura doze meses.
Assim como já acontece há décadas, os alistados em Curitibanos são dispensados do Serviço Militar.