Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos acontece neste sábado

0
605

Depois da feira de adoção de animais, onde possibilitou um novo lar há mais de 30 animais no último final de semana, a Secretaria de Agricultura de Curitibanos promove uma nova ação visando o bem estar animal.

Neste sábado, dia 19 de novembro, com inicio às 09 horas, equipes da secretaria irão promover uma campanha de vacinação contra a raiva.

Os tutores poderão levar os animais em seis locais da cidade:

– BOM JESUS – Ginásio de Esportes Altamir Carvalho Goetten;

– GETÚLIO VARGAS – NM Getúlio Vargas;

– NOSSA SENHORA APARECIDA e ÁGUA SANTA – Sede União de Bairros (antigo Posto de Saúde da Cohab I);

-SÃO FRANCISCO DE ASSIS – Estádio Wilmar Ortigari;

-SÃO JOSÉ – NM Alírio Luiz de Almeida;

-SÃO LUIZ / SANTO ANTÔNIO – sede da Cáritas.

O principal objetivo da imunização é combater e prevenir a doença que é fatal em quase 100% dos casos.

Por ser uma zoonose, ou seja, que pode também afetar o ser humano, a campanha ganha ainda mais importância, e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da mesma.

A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

Em alguns países a raiva está erradicada, como no Japão, Antártida e Reino Unido, em outros está apenas controlada, no entanto animais silvestres também podem transmitir o vírus. Daí a necessidade de sempre haver campanhas de prevenção.