A Secretaria municipal de Educação de Curitibanos promoveu na última semana, a cerimônia de abertura do curso Ciência ABA ou Análise do Comportamento Aplicada. A metodologia é considerada uma das ações mais eficazes para crianças e adolescentes com autismo.
O curso faz parte das medidas dos últimos anos que a Administração Municipal, por meio da Rede Municipal de Ensino, tem realizado para promoção de melhorias no atendimento a estudantes no âmbito da educação especial.
O curso iniciado na quinta feira, dia 20, já é reflexo da lei aprovada recentemente no município que institui a Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva na rede municipal de ensino. Esta Politica é considerada um passo fundamental para garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas, possam acessar uma educação de qualidade e inclusiva.
A aula inaugural do curso que contou com especialistas de São Paulo, teve também a presença do Promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça de Curitibanos, Dr. Renato Maia de Faria, parceiro do município na construção da lei recentemente aprovada.
O prefeito de Curitibanos Kleberson Luciano Lima também festejou o inicio do curso e considerou o ato um momento histórico para o município.
Participam desta primeira turma do curso que terá uma carga de 120 horas aula, 36 pessoas, entre diretores, orientadores, professores do Atendimento Educacional Especializado e coordenadores da Educação Especial. A metodologia ABA irá abordar no decorrer da capacitação assuntos como Introdução aos Transtornos do Neurodesenvolvimento, incluindo TEA, TDAH e Deficiência Intelectual, Conceitos Básicos da Análise do Comportamento, Intervenções Comportamentais, entre outros.
Atualmente, segundo a secretaria municipal de educação de Curitibanos a rede possui cerca de 400 estudantes com algum transtorno, a grande maioria Espectro Autista.










