Teve inicio em 01 de janeiro de 2026 as novas regras para os ciclomotores.
A principal alteração é que este meio também precisa de registro junto ao Detran. Quem for abordado sem a documentação será multado, a infração é considerada gravíssima, e tem multa de R$ 293,47 além da retenção do veículo. Também há multa caso o condutor transite sem capacete e em local não permitido.
As normas fazem parte de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aprovada em junho de 2023, que estabelece as regras para os ciclomotores e equipamentos de segurança.
Nossa reportagem conversou com o comandante do Batalhão de Policia Militar de Curitibanos, Major Borges, que destacou a diferença da bicicleta, bicicleta elétrica, ciclomotor e autopropelido, além de comentar sobre as principais exigências de cada um destes meios e de uma regulamentação municipal, especialmente para os autopropelidos, que já está sendo construída para Curitibanos.
© Portal Coroado – Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.










