DPCAMI investiga divulgação de vídeo íntimo sem consentimento

0
19
Foto: Polícia Civil Curitibanos

Na tarde de quarta-feira (10), a Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Curitibanos, deu cumprimento a mandado de busca e apreensão em uma residência e em um estabelecimento comercial, no bojo de inquérito policial instaurado para apurar a prática de delito previsto no artigo 218-C do Código Penal Brasileiro.

A investigação teve início após a vítima comparecer à unidade policial noticiando a divulgação, sem consentimento, de vídeo íntimo por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Além da difusão do referido conteúdo, restou identificado que terceiros produziram montagens e imagens com o material, com o intuito de ridicularizar e macular a honra da comunicante.

Em razão dos elementos colhidos, a Autoridade Policial representou judicialmente pela expedição de mandado de busca e apreensão nos endereços vinculados a um dos investigados. A medida foi deferida pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Curitibanos, após manifestação favorável do Ministério Público.

No cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos diversos pen drives, cartões de memória, um computador (CPU), um notebook (MacBook), um aparelho celular (iPhone) e 71 (setenta e um) cigarros eletrônicos. Os materiais recolhidos serão encaminhados à Polícia Científica para análise pericial e, posteriormente, examinados pelo setor de investigação da DPCAMI.

O procedimento investigativo prossegue em andamento, sendo esta a primeira fase da apuração, que terá como objetivo rastrear a propagação dos arquivos e identificar todos os responsáveis pela difusão das imagens ilícitas.