Dos 43.140 eleitores registrados na 11ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Curitibanos, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte e Frei Rogério, 8.723 ainda não realizaram o cadastramento biométrico junto a Justiça Eleitoral.
Destes cinco municípios, somente dois estão com percentual acima da média do estado que é de 87,94%. Frei Rogério que tem 94,28 de seus eleitores já com biometria cadastrada e Ponte Alta com 91,39%.
Devido ao baixo índice dos outros três municípios, a Corregedoria Regional Eleitoral mostrou-se preocupada, uma vez que as pessoas podem ser impedidas de acessar alguns serviços públicos importantes, como benefícios de prestação pecuniária, empréstimos consignados perante o INSS e demais serviços que exigem o nível “ouro” na plataforma “gov.br”.
Diante disso a Justiça Eleitoral está solicitando que os eleitores que ainda não possuem o cadastramento biométrico, compareçam ao cartório eleitoral de Curitibanos, das 13 às 19h, portando documento oficial com foto, para que seja realizado o procedimento.
Jeferson Fanton, chefe do cartório eleitoral de Curitibanos conversou com nossa reportagem e comentou sobre o cadastramento biométrico.
Nos municípios de São Cristóvão do Sul e Ponte Alta do Norte a Justiça Eleitoral vai realizar atendimento presencial para o cadastramento biométrico, primeiro título, transferência e revisão.
Em Ponte Alta do Norte o atendimento acontece de 24 a 28 de novembro, no CRAS. Em São Cristóvão do Sul será de 1 a 5 de dezembro no prédio da assistência social. Em ambos os municípios o horário de atendimento será das 14 às 18 horas.
O cadastramento da biometria é um dos serviços disponíveis pela Justiça Eleitoral até maio do ano que vem, já que neste mês acontece o fechamento do cadastro eleitoral devido as eleições de outubro.










