Um levantamento realizado pelo Sebrae/SC, no inicio deste mês de setembro, mostra que mais de 60% dos microempreendedores individuais (MEIs), ativos em Curitibanos encontravam-se inadimplentes. De um total de 3.335 MEIs 2.152 apresentavam débitos: 64,5%.
Por situações como a encontrada em Curitibanos que o Sebrae lançou a Campanha Regularize 2026, que oferece orientação gratuita sobre débitos e outras pendências até 30 de setembro.
A média de Curitibanos é superior inclusive a de Santa Catarina, que é de 61,3%, e à da Regional Serra, de 63,8%.
Dos 26 municípios da Regional, Curitibanos tinha o segundo maior número de MEIs ativos e de inadimplentes, atrás apenas de Lages.
Para buscar a regularização este microempreendedores podem obter o auxilio, gratuito, da Sala do Empreendedor. A Campanha Regularize 2026 mobiliza mais de 200 Salas em Santa Catarina. Em Curitibanos o atendimento acontece junto ao Mercado Público municipal.
Os empreendedores podem buscar orientação para consultar débitos, conhecer possibilidades de negociação e parcelamento e esclarecer dúvidas sobre a Declaração Anual do Simples Nacional para o MEI.
O atendimento também abrange formalização, alteração e baixa do registro, além de orientações para quem está próximo de ultrapassar o limite de faturamento e precisa avaliar a migração para microempresa.
Além de Curitibanos, o levantamento aponta inadimplência acima de 50% dos registros ativos em outros municípios da região. São Cristóvão do Sul registrava 199 MEIs inadimplentes entre 323 ativos; Brunópolis, 92 entre 153; e Frei Rogério, 70 entre 122. Somados a Curitibanos, os quatro municípios possuíam 3.933 MEIs ativos, dos quais 2.513 apareciam como inadimplentes na data da consulta, uma taxa conjunta de aproximadamente 63,9%.










