Dos mais de 18 mil candidatos inscritos para fazer a prova do vestibular 2022 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no sábado (29) e domingo (30), 4.428 mil não compareceram.
A Coperve divulgou ainda no domingo os gabaritos preliminares das provas. Segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), o índice de abstenção de 24,4% está dentro do esperado.
Também já está disponível a possibilidade para a apresentação de recursos ao conteúdo das provas e ao gabarito das provas objetivas e da Redação. O prazo para apresentação dos recursos vai até as 18h desta segunda-feira (31).
O concurso foi o primeiro com provas presenciais da pandemia, após três edições feitas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de vestibulares anteriores da UFSC.
O tema da redação no vestibular da UFSC foi “A relação entre o agronegócio e o meio ambiente no desenvolvimento econômico no Brasil”.
No sábado, os alunos responderam questões de Línguas, Matemática e Biologia. No domingo, os candidatos respondem às provas de Ciências Humanas e Sociais, Física, Química e Redação.
As provas aconteceram em mais de 20 cidades.
Por meio do vestibular, a UFSC disponibiliza 4.521 vagas em 98 cursos de graduação, distribuídas em cinco campi da Universidade: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
Por causa da pandemia do coronavírus, o vestibular da UFSC 2022 foi feito em dois dias, diferentemente de outros anos, onde o processo seletivo durava três dias. Nesta edição, a organização retirou as questões discursivas do processo.
Para fazer a prova, os alunos precisaram apresentar o cartão de vacinação preenchido ou o teste PCR não reagente (negativo). Durante o período de prova, o uso da máscara também foi obrigatório.