Informações com o repórter Lucas Betiolo
Além de lembrar do Dia D da testagem de hepatites virais que acontece neste dia 31 de julho em Curitibanos, a diretora de Vigilâncias em Saúde de Curitibanos, Daniela Cardoso Dias Becker também apresentou o resultado do Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) para poliomielite e sarampo, realizado em quatro bairros de Curitibanos entre os dias 16 e 19 de julho.
Os bairros que receberam a visita dos Agentes Comunitários de Saúde foram o Getúlio Vargas, Cohab 2, Bom Jesus e São José.
Agora o município aguarda a abertura do sistema do Ministério da Saúde para a transmissão das informações coletadas em Curitibanos.
Segundo o Ministério, estes dados serão analisados por uma equipe responsável, para que se tenha um indicador de como está a adesão às vacinas contra poliomielite e sarampo em todo o território nacional.
A ação faz parte de uma normativa do Ministério da Saúde, e que está acontecendo em todo o Brasil.
Conhecido anteriormente no País como Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC), esta ação faz parte dos compromissos assumidos com os países-membros para a erradicação da poliomielite e a eliminação do sarampo, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das suas respectivas Comissões Globais e Regionais.
Esta metodologia permite avaliar o progresso das atividades realizadas e identificar locais com fragilidade de cobertura das ações de vacinação por meio do rastreamento e da vacinação de crianças menores de 5 anos de idade ainda não vacinadas.