O dia D de testagem para hepatites virais, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitibanos, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, teve a adesão de um número significativo de pessoas.
A ação que fez parte da Campanha do Julho Amarelo foi realizada no município na última quarta-feira, 31 de julho, em nove Unidades de Saúde. No total, 495 pacientes buscaram uma das unidades para a realização do teste. Como cada paciente foi submetido a quatro testes, foram realizados 1980 testes rápidos somente em um dia.
Conforme a Diretora de Vigilâncias em Saúde de Curitibanos, Daniela Cardoso Dias Becker, os pacientes que apresentaram alguma alteração já estão sendo monitorados e farão agora os testes confirmatórios.
Os testes rápidos realizados na quarta-feira seguem sendo oferecidos diariamente em toda a rede pública de saúde de Curitibanos e eles são fundamentais para identificar uma doença silenciosa e que pode trazer sérias complicações.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.