
Realizada no sábado (19), a Campanha de vacinação contra raiva imunizou 1700 cães e gatos, gratuitamente, em Curitibanos.
A ação é promovida anualmente pela Prefeitura de Curitibanos, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, em parceria com a UFSC.
A atividade aconteceu no período da tarde em seis bairros da cidade Bom Jesus; Getúlio Vargas; Aparecida; São Francisco; São José; e São Luiz.
No total o município disponibilizou 2.500 doses da vacina. As 700 doses que restaram continuarão a disposição dos tutores que não puderam levar os animais no sábado, agora no entanto, eles terão que agendar um horário na Clinica Veterinária da UFSC, que fica localizada no Cedup, como destacou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Curitibanos, Ivan Sartor.
A raiva é uma zoonose viral, ou seja, uma doença transmitida de animais para humanos. Ela é causada pelo vírus da raiva, que afeta o sistema nervoso central, levando à encefalite (inflamação do cérebro), que pode ser fatal se não for tratada rapidamente.
O principal meio de transmissão é através da mordida ou arranhão de um animal infectado, especialmente cães, gatos e morcegos. O vírus está presente na saliva do animal infectado e pode ser transmitido ao entrar em contato com feridas ou mucosas humanas, por isso é importante manter os animais sempre vacinados contra a zoonose.









