A Polícia Federal (PF) concluiu a operação Teste Falso, deflagrada em 2023 no município de Curitibanos.
Na época, o órgão cumpriu sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, com o objetivo de obter provas sobre possíveis fraudes na elaboração de exames de Covid-19. O inquérito em questão foi instaurado em 2022, e teve início com o compartilhamento de informações encaminhadas pelo GAECO/SC, narrando possíveis fraudes na elaboração de exames RCT-PCR, utilizados na identificação de contaminados pelo vírus da Covid-19.
As investigações apontaram indícios de que alguns laboratórios sediados na cidade teriam aplicado testes-rápidos de Covid-19 nos cidadãos como se fossem do tipo RCT-PCR, que é mais complexo e mais caro para os cofres públicos.
A conclusão do inquérito apontou que nenhum servidor público da prefeitura de Curitibanos participou da fraude. Um dos alvos era o Secretário de Saúde Roque Stanguerlin, hoje também vice-prefeito de Curitibanos.
Recentemente Roque se manifestou sobre o término da investigação e falou sobre os mais de 600 dias de angústia vividos durante o trâmite do processo.
Com a conclusão do inquérito da Polícia Federal, que descartou a participação de servidores públicos na possível fraude, o Ministério Público Federal indiciou dois laboratórios, que agora responderão pelo suposto crime.
© Portal Coroado – Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.