“Comunicando a Paz e o Bem”: Rádio Frei Galvão é inaugurada

0
54

Na manhã do sábado, dia 8 de março de 2025, a cidade de Guaratinguetá (SP) vivenciou um momento histórico e emocionante com a inauguração da Rádio Frei Galvão, a nova emissora católica da Fundação Frei Rogério de Curitibanos (SC), que une a rica herança franciscana e a inovação dos meios de comunicação atuais. 

Desde as primeiras horas, a cerimônia apresentou um cenário de solenidade e emoção. O evento iniciou às 9h30 com a recepção calorosa aos convidados, entre os quais se destacaram as autoridades presentes, como Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil; seguido do Cardeal Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB; Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida; Frei Augusto Luiz Gabriel, presidente da Fundação Frei Rogério; Frei Alex Ciarnoski, vice-presidente da Fundação; Frei Alan Leal e Frei Diego Melo, diretores assistentes; além de Frei Raimundo Justino; Irmã Ivaneti Albino, Presidente do Hospital Frei Galvão; Padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional de Aparecida; Frei Hans Stapel, Nelson Giovanelli  e Padre Luiz Menezes, da Fazenda da Esperança; Padre Rafael Felipe Silva, representando a Arquidiocese de Aparecida.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do site da Rádio Frei Galvão. Este momento foi conduzido pelo Ministro Provincial, Frei Paulo. Ele digitou o endereço eletrônico do site, apresentou o site e abriu um vídeo institucional que sintetiza a essência da nova comunicação – a junção de tradição e modernidade, que promete expandir o alcance da mensagem da paz e do bem para além dos limites territoriais de Guaratinguetá.

O ambiente foi tomado por aplausos e sentimentos de gratidão, onde cada palavra, cada gesto e cada homenagem reforçaram a convicção de que a Rádio Frei Galvão é mais do que uma nova emissora: é o marco de uma nova era na comunicação católica, comprometida com a verdade, a ética e a promoção do bem social.

Em seu discurso, Frei Paulo destacou a importância da comunicação franciscana como missão e compromisso com a paz e o bem. Ele iniciou sua fala destacando a saudação característica da tradição franciscana: “Fico feliz de ouvir essa saudação na boca de tanta gente: Paz e Bem!”.

Frei Paulo lembrou que a Fundação Frei Rogério, responsável pela nova emissora já administra outras duas rádios: a Rádio Coroado, prestes a completar 70 anos de história, e a Rádio Movimento, fundada em 1990. Com isso, a Rádio Frei Galvão passa a ser “a filha mais nova da Fundação Frei Rogério”.

A nova rádio foi definida como “a Rádio da Paz e do Bem”, refletindo o compromisso franciscano com a promoção da paz. A Rádio Frei Galvão pode ser ouvida em 89,9 FM. Na internet através do site radiofreigalvao.org.br.