Ecologia Integral foi tema de Seminário promovido pela Diocese de Lages

0
329
Foto: Adriana Palumbo/Divulgação

Lages recebeu no sábado, dia 07 de junho, o Seminário sobre Ecologia Integral. A atividade foi idealizada pela Diocese de Lages e teve como tema central do Lixo ao Cuidado: Cidadania como Caminho para a Sustentabilidade, reunindo mais de 100 participantes de diversos setores da sociedade.

O evento consolidou um chamado à ecologia integral e à justiça socioambiental, reforçando o compromisso coletivo com o cuidado do bem comum.

O evento foi fruto de um processo iniciado em dezembro de 2024 com os estudos da Campanha da Fraternidade sobre Ecologia Integral, seguido por um segundo seminário em fevereiro, focado na preparação para a COP-30, como destacou o bispo diocesano Dom Guilherme Werlang.

A programação incluiu cinco painéis temáticos que trataram de boas práticas comunitárias, marcos legais, geração de renda, políticas públicas e espiritualidade ecológica.

Entre os destaques foram apresentados os resultados do projeto Lixo Zero, que busca gerir produtos e processos para evitar o volume e toxicidade de lixo e materiais, conservar e recuperar todos recursos naturais, e não os incinerar ou aterrar.

A embaixadora do projeto Lixo Zero, Silvia Oliveira falou a nossa reportagem sobre o trabalho realizado.

Ao final do seminário, foi firmada uma carta de compromissos concretos, com diretrizes voltadas à promoção da sustentabilidade com justiça social.

Entre os principais pontos, destacam-se:

Ampliar a formação continuada sobre ecologia integral em comunidades, escolas, universidades e pastorais;

Fortalecer a coleta seletiva com mobilização popular e articulação com o poder público e cooperativas;

Valorizar o trabalho de catadores e recicladores, com inclusão em políticas públicas;

Estimular práticas sustentáveis, como compostagem, hortas ecológicas e reaproveitamento de resíduos orgânicos;

Incentivar o consumo consciente e a realização de eventos com práticas de “lixo zero”;

Implantar eco-pontos em espaços comunitários e eclesiais;

Integrar o tema ambiental à formação cristã, campanhas educativas e ações pastorais.

O seminário “Do Lixo ao Cuidado” deixou uma mensagem sobre sustentabilidade e justiça socioambiental, compromissos inadiáveis que começam com pequenas ações.