Dom Gilson Meurer é ordenado bispo e toma posse como 6º Bispo da Diocese de Lages

0
34

A Diocese de Lages viveu um dia histórico e de muita fé neste sábado, 27 de dezembro, com Ordenação Episcopal e Posse de seu sexto bispo diocesano, Dom Gilson Meurer. A cerimônia, realizada na Catedral Diocesana, reuniu uma multidão de fiéis e expressiva representação da Igreja, marcando o início de um novo ciclo pastoral na Igreja de Lages.

Mais de mil fiéis lotaram a Catedral e a área externa, na Praça João Ribeiro, onde foi instalada uma tenda e 600 cadeiras para que as pessoas pudessem acompanhar pelo telão, testemunhando o rito que elevou o então Monsenhor Gilson Meurer ao episcopado.

Os bispos ordenantes foram o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson  Tadeu Jonck, SCJ; pelo arcebispo de Chapecó, Dom Odelir José Magri, MCCJ e pelo arcebispo emérito de Salvador (Bahia) Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ. Além deles, e do bispo emérito da Diocese de Lages, Dom Guilherme Antônio Werlang, também estiveram presentes na celebração mais 14 bispos de diversas dioceses e arquidioceses, além de 120 padres, que vieram de Santa Catarina e de outros estados para manifestar comunhão e apoio ao novo bispo da Diocese de Lages.

O lema episcopal escolhido por Dom Gilson, “In Verbo tuo” (Em atenção à tua palavra), extraído do Evangelho de Lucas (Lc 5,5), orientará sua missão à frente da Diocese. Este lema reflete a total disponibilidade e confiança na Palavra de Deus, um chamado a lançar as redes da evangelização com a certeza de que a fecundidade do trabalho pastoral reside na obediência à vontade divina.

Em sua primeira mensagem como Bispo de Lages, Dom Gilson Meurer expressou gratidão e destacou o espírito de sinodalidade com que pretende conduzir a Diocese, contando com a colaboração de padres, diáconos, religiosos, religiosas e todo o Povo de Deus. A posse episcopal, realizada durante a mesma celebração, colocou Dom Gilson como 6º Bispo da Diocese de Lages, sucedendo a Dom Guilherme Antônio Werlang.

Natural de Florianópolis, Dom Gilson Meurer, 52 anos, traz consigo uma rica trajetória de serviço à Igreja. Com formação acadêmica sólida, incluindo Mestrado e Doutorado em Teologia Bíblica em Roma, ele exerceu por anos o ministério sacerdotal e a docência, sendo Reitor do Seminário de Teologia da Arquidiocese de Florianópolis. Ele foi nomeado  pelo Santo Padre, o Papa Leão XIV, no mês de outubro, para suceder ao Dom Guilherme, que solicitou sua renúncia ao completar 75 anos de idade.

A Diocese de Lages, agora sob a condução de Dom Gilson Meurer, reafirma seu compromisso com a evangelização e a missão de ser uma Igreja em saída, a serviço da vida e da esperança na Serra Catarinense. A comunidade se une em oração, pedindo a Deus que ilumine e fortaleça o novo bispo em seu ministério.