Granizo causa estragos em municípios da região

0
84
Foto: Redes sociais, Reprodução

Cidades do Meio-Oeste e do Oeste catarinense registraram forte granizo na noite, devido a temporais que atingiram o Estado desde quarta-feira (4). O fenômeno ocorreu em pelo menos 15 cidades, conforme levantamento da Defesa Civil, na manhã desta quinta-feira (5).

Pedras de gelo do tamanho de ovos foram registradas em Lebon Regis, no Meio-Oeste, causando estragos em pelo menos 30 casas. m Videira, o granizo e o vendaval atingiram fortemente a zona rural, com 300 residências e barracões agrícolas afetados.

Em Ibiam, cerca de 200 casas tiveram telhados danificados, além de aviários e estruturas públicas. Em Fraiburgo, os bairros Bela Vista, Jardim América e São Miguel foram os mais atingidos, com 180 imóveis danificados. Herval’Oeste foi atingida nas localidades de Sede Sarandi, Capoeirada e Barra Verde, que tiveram telhados danificados

Em Ibicaré, duas comunidades rurais sofreram com o granizo, que danificou casas e instalações agrícolas. Já Tangará teve mais de cinco comunidades rurais atingidas e pelo menos 50 residências danificadas. Calmon teve granizo em áreas centrais e rurais, mas sem registros de habitações afetadas.

As prefeituras de Ibiam, Videira, Fraiburgo, Tangará, Herval D’Oeste e Lebon Régis confirmaram que irão emitir decreto de emergência e solicitar Instrumento de Avaliação de Danos (IAH) para obter apoio estadual e federal. Em Calmon, a prefeitura ainda avalia a situação e farão novos levantamentos. Ibicaré ainda não informou se irão formalizar a solicitação de recursos.

Conforme a Defesa Civil, o fenômeno se caracterizou como uma tempestade severa, comumente é acompanhada por raios, rajadas de vento superiores aos 80 km/h e granizo de tamanho com diâmetro superior a 2 cm e/ou com acumulação, além de chuva intensa.